E-mail Marketing ainda é uma das estratégias mais utilizadas para divulgação da empresa, produtos e serviços.
Porém vejo constantemente muitas empresas errarem e feio em suas campanhas de e-mail marketing.
Vejo as empresas colocando diversas informações que não se enquadram na politica de spam. Dessa forma fizemos algumas análises, do que a maioria das empresas estão fazendo.
E separamos algumas dicas de como evitar os emails na caixa de spam dos seus clientes.
5 Dicas de Como Evitar os E-mails na Caixa de Spam.
1. Deixe seus contatos escolherem
Você com certeza já deve ter recebido na sua caixa de e-mails, aquele e-mail chato de uma loja virtual te oferecendo produtos que você já disse que não quer, ou aquela oferta de um plano de Saúde, que você não está interessado.
Muitas vezes, essas mensagens não chegam 1 ou 2 vezes, mas várias vezes… E você sempre se pergunta “Poxa, mas como faço para parar de receber esses e-mails?”.
É aí que vem nossa dica, sempre dê a opção de OPT-OUT (link de descadastro), para seus contatos. Isso significa deixar que eles escolham se querem continuar na sua lista recebendo seus e-mails, ou se querem sair dela e parar de receber sua comunicação. Simples.
Vamos entender: Se uma pessoa recebe seus e-mails, porém ela não quer mais recebe-los e deseja sair da sua lista, caso você não dê a opção do OPT-OUT (descadastrar) para ela, com certeza ela vai pensar em marcar seus e-mails como spam.
Com isso, sua reputação diminui, e os e-mails sem um link de opção para descadastro pontua como spam nas ferramentas de e-mail marketing.
2. Evitar Algumas Palavras
Nas ferramentas de e-mail marketing, cada palavra tem uma pontuação de spam diferente. Algumas menos, outras mais, e outras mais ainda.
Evite Sempre palavras como DINHEIRO, CRÉDITO, GRÁTIS (principalmente no caso de e-commerce), outras como GANHE DINHEIRO, GANHE DINHEIRO FÁCIL.
Se por acaso não tiver jeito e você precisa usar algumas dessas palavras, nunca use-as no título do e-mail.
Outra dica é use de forma sutil, não repetindo várias vezes no e-mail.
3. O título certo para sua Campanha de E-mail
A maior causa de spam de uma campanha de e-mail marketing (segundo os programas de monitoramento anti-spam), é o título do e-mail escolhido (como vimos acima).
Tente não usar títulos longos, sempre escrever títulos de menos de 50 caracteres (letras), evite também escrever em caixa alta (aqueles escritos apenas com letras maiúsculas), por exemplo: “SÓ HOJE DESCONTO NOS PRODUTOS DA LOJA!” ou “NÃO DEIXE DE CONFERIR NOSSAS PROMOÇÕES”.
Os títulos de e-mails são monitorados pelos anti-spam e você corre o risco da sua campanha ir toda para a caixa de spam.
Evite também os termos como FRETE GRÁTIS, CONSULTE-NOS e valores com cifrões (R$ 39,90), 70% OFF.
4. Imagem nem sempre é a Melhor escolha
Imagem foi e ainda é um modelo de campanha mais utilizado para envio de E-mail marketing.
E-mails que possuem apenas imagens correm mais riscos de ir pro spam, do que e-mails que contém imagens e textos juntos, ou e-mails somente texto.
Mesmo que no seu e-mail tenha imagens com texto, elas podem ser interpretadas como spam, isso acontece porque os programas anti-spam avaliam as imagens sem distinguir as palavras.
O ideal é utilizar 50% (no máximo) de imagem e 50% de texto.
Dica: Você que usa templetes de e-mails em HTML. Procure deixar seus HTMLs “puros”, ou seja, nada de usar CSS, Styles, Javascript, pois esses tipos de linguagem podem ser mal interpretados, nas ferramentas de envio de e-mail marketing.
5. Cores na escrita dos seus e-mails
Você com certeza já recebeu um e-mail com cores na escrita? Um e-mail com todas as letras GRANDES, colorido, dizem que chamar a atenção, mas é spam!
Alguns exemplos:
“VEJA NOSSAS PROMOÇÕES DE INVERNO, CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS”
“Essa oferta é para você”
Evite esse tipo de e-mail, escreva normalmente, se precisar destacar algo coloque em negrito ou sublinhe.
Não coloque muita pontuação, não use vários “!!!!”, “????”, “$$$$”.
Sua caixa de spam deve estar lotada de e-mails dessa forma, se colocar apenas um ponto de interrogação ou exclamação, ou qualquer outra pontuação, sua mensagem será compreendida.
Veja bem como você anda fazendo e escrevendo seus e-mails. Isso fará total diferença no resultado da sua campanha de e-mail marketing.